Pedalar em Bolonha

Pedalar em Bolonha

Pedalar é um exercício indicado para uma melhor saúde. Mas a arte de pedalar também é bem recebida no turismo. Por isso, a Itália desenvolveu uma ciclovia de mais de 900 quilômetros, a Eurovelo8. Roma não é um bom lugar para andar de bicicleta. Já Bolonha é perfeita para pedalar. A cidade fica no norte do país, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje.

Para escrever esse post, experimentei um dia de bike em Bolonha, e o que vou relatar é muita diversão. Também relato cuidados importantes a serem tomados na hora de pedalar fora das inúmeras ciclovias da cidade italiana. Afinal, em alguns momentos é preciso sair do roteiro tradicional.

Pedalar em ciclovia é o ideal

Para pedalar em grandes cidades, o ideal é seguir por ciclovias. Afinal, é um espaço reservado às bicicletas e estes costumam ser respeitados – ao menos pelos carros. Entretanto, nem sempre é possível. Quando o destino fica fora do circuito biker, é preciso pedalar com cuidado pelas ruas. Mas tenha cuidado, pois nem sempre os motoristas consideram ciclista um ser vivo. É bom pedalar com os olhares ao seu redor.

Na cidade de Bolonha, foi desenvolvida uma bela ciclovia que garante ao ciclista uma volta por toda a cidade. Porém, em alguns momentos é preciso sair do percurso reservado, como no caminho ao Giardini Margherita indo pelo centro da cidade. Por isso, procure seguir sempre pela ciclovia.

mapa ciclismo Bolonha
(Fonte: BikeItalia.it)

O mapa da ciclovia é bem explicativo. Imprima e leve-o no bolso.

Onde deixar a bike depois do passeio

Guardar a bicicleta ao pedalar é um dos problemas que encontramos nas grandes cidades, especialmente no Brasil, onde o espaço para bicicletas está começando a existir. Mas, em Bolonha, isso não é problema algum. O grande número de estudantes da Universidade de Bolonha e a topografia plana da cidade fazem com que a bicicleta ocupe um importante espaço no cenário urbano, com vários estacionamentos públicos.

Mas você não precisa limitar-se aos estacionamentos. Por toda a cidade, nas calçadas, há ganchos específicos para acorrentar bicicletas e scooters, outro veículo comum nas cidades europeias. Fica o alerta: prenda bem a sua bicicleta, pois em Bolonha o roubo de bicicletas é mais comum do que deveria ser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s