Serra da Estrela um passeio no céu de Portugal

Serra da Estrela: um passeio no “céu” de Portugal

Serra da Estrela é um lugar especial, situado na região centro de Portugal. Próxima à divisa com a Espanha, a Serra da Estrela já foi tema de outra postagem do blog, quando se falou sobre Covilhã. Porém, a Serra da Estrela não se limita à bela cidade portuguesa e merece uma publicação exclusiva.

Esse post apresenta em detalhes a bela serra, com registros fotográficos do início do inverno. A neve ainda não havia tomado conta dos alpes portugueses, mas já permitia brincadeiras no gelo. Quem vai a Portugal, especialmente no inverno, deve ir à Serra da Estrela. Só assim pode saber o quanto perderia (e muito) se não tivesse ido.

Serra da Estrela, das pedras e da fé

A montanha é a mais alta de Portugal, alcançando uma altitude de 1993 metros em seu cume. Do topo é possível avistar o país em 360 graus. Em dias de sol, é possível avistar um horizonte longínquo, provavelmente já em terras espanholas (ao leste). A oeste, a região de Aveiro e o Oceano Atlântico se misturam com o azul do céu de inverno numa imagem inesquecível.

Serra da Estrela um passeio no céu de Portugal
As rochas compõem o cenário da Serra da Estrela. (Foto: Julia Renó)

Mas a subida da serra também é marcada pela quantidade de rochas encrustadas na montanha. A variedade de formatos é tão grande que algumas delas constroem figuras. Outras, menos naturalmente criativas, são usadas para registrar a fé. Exemplo é a Senhora da Boa Estrela, esculpida em baixo relevo numa das rochas da Serra da Estrela. A santa é a padroeira dos pastores, que costumam subir a serra com seus rebanhos em busca de melhores pastagens quando o tempo permite e a neve ainda não chegou no local.

A torre da estrela

O local mais interessante para se conhecer é a Torre da Serra da Estrela. Trata-se de um local com uma estação meteorológica e de observação rodeada de turistas. Logo embaixo da Torre, uma galeria onde é possível comprar desde trenós e luvas para a neve até queijos, embutidos e vinhos ideais para acompanhar um piquenique no local.

A neve para todos os gostos

Nem sempre a Serra da Estrela tem neve. E nem sempre, quando a que está lá é autêntica. Porém, mesmo quando é uma neve de mentira, a sua permanência é de verdade. Afinal, não funciona despejar neve de um canhão próprio para isso e deixa-la derreter no sol. Portanto, se você subir a serra e encontrar neve, divirta-se nela sem restrições.

Quando é hora de voltar, prepare para parar nos vários mirantes existentes na estreita estrada. São cenários inesquecíveis para quem os observa. Portanto, ao descer da serra, faça o trajeto com calma. Muita calma e cuidado.

Os sabores da Estrela

A Serra da Estrela oferece vários sabores especiais. De fato, a gastronomia da região, que já foi responsável pela produção do queijo real, é sensacional. Um lugar inesquecível é a Casa na Encosta, em Covilhã, com um café da manhã (chamado de pequeno almoço, em Portugal) cuidadosamente preparado pela anfitriã Bina. Procure experimentar o que aparecer. Você não vai se arrepender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s